“US$ 31 milhões.” – cão mais rico do mundo colocou à venda mansão em Miami que já foi de Madonna. ‘Cause we are living in a material world and I’m a material dog.
Eles Passarão, Eu Passarinho
A notícia.
PSDB suspende escolha do candidato à Presidência após problemas na votação e muito barraco.
Moendo os grãos.
Instabilidade no aplicativo criado para a eleição interna do partido agravou o racha entre tucanos e terminou adiando, em pelo menos, até hoje as prévias, mas já tem gente falando em deixar a escolha para o início de 2022. Até agora, apenas 10% dos quase 45 mil filiados conseguiram votar e os votos serão resguardados de forma secreta pelo partido.
Fratricídio.
Enquanto o grupo ligado a Eduardo Leite defende que, se o app não voltar até hoje, seja tudo adiado para 2022, os apoiadores de João Doria já usam palavras como “tapetão” para a tentativa de adiamento. Em meio ao barraco, a campanha de Doria lembrou que os dois nomes que coordenaram a montagem das prévias renunciaram aos cargos ontem para apoiar Leite. Eles responderam que problema é “tecnológico e não político”.
I Know What You Did Last Summer
A notícia.
Julgamento de Kyle Rittenhouse divide os EUA, e Biden pede calma após absolvição do adolescente que matou dois a tiros.
Moendo os grãos.
O garoto branco que aos 17 anos assassinou dois manifestantes antirracistas foi inocentado de todas as cinco acusações – incluindo homicídio. Após quatro dias de deliberação, o júri entendeu que ele agiu em legítima defesa – a lei de Wisconsin facilita tal entendimento. Ele, mais uma vez, chorou como já havia feito antes e seus apoiadores comemoraram do lado de fora.
Angry white men.
A decisão do júri, no entanto, não acalmou em nada a cidade de Kenosha, onde ocorreram os assassinatos. O governador de Wisconsin colocou 500 soldados da Guarda Nacional a postos e Biden ofereceu o apoio de forças federais. O presidente chegou a dizer que estava “preocupado e chateado”, mas pediu que a decisão do tribunal fosse respeitada. Já Trump comemorou e tuitou total apoio a Kyle.
Lembrando.
Em agosto do ano passado, três meses após à morte de George Floyd, em meio ao reboliço social que tomou conta do país, Rittenhouse, eleitor declarado de Trump, pegou um fuzil AR-15 em casa e saiu às ruas para ‘salvar o país’ e proteger o comércio de uma cidade na qual ele nem se quer morava.
Watchmen.
A pergunta agora é até que ponto a absolvição de Kyle servirá de sinal verde para que mais pessoas façam justiça pelas próprias mãos. Enquanto muitos acham que cidadãos armados têm o direito de proteger suas comunidades, cresce o medo da autojustiça, do vigilantismo, de supostos “justiceiros”.
Ainda no Wisconsin…
A notícia.
Um carro SUV avançou sobre desfile de Natal em Waukesha, matando diversas pessoas e deixando dezenas de feridos.
Eres tú.
O Chile encerrou a campanha presidencial mais polarizada de sua história, e a apuração inicial indica que – nesta primeira eleição do país sem as presenças dos ex-presidentes Bachelet e Piñera – haverá segundo turno entre esquerda e ultradireita. Ontem a Venezuela – que terminará esse ano como o país mais pobre das Américas – também foi às urnas, mas para escolher governadores, prefeitos e parlamentares.
Vacine-me se for capaz.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) está preocupadíssima com o novo aumento de casos de covid na Europa. A Áustria, por sinal, após colocar apenas não vacinado sob lockdown, aumentou a quarentena para todos e se tornou a primeira democracia ocidental a obrigar toda a população a se vacinar. No Brasil, em meio ao avanço da vacinação, a cidade do Rio de Janeiro não registrou mortes por 24 horas pela primeira vez desde o início da pandemia.
A cara do governo?
Após denúncias de censura em questões do ENEM, debandada inédita no Ministério da Educação, e Bolsonaro dizendo que a prova ‘começava a tomar a cara do governo’, o Exame Nacional do Ensino Médio citou ontem ‘Admirável Gado Novo’, Chico Buarque, indígenas e escravidão. Enquanto isso, o vice Hamilton Mourão planeja ser candidato a governador do Rio com apoio de Bolsonaro.
Vou pintar um arco-íris.
Com um manifesto no capacete – as cores da bandeira LGBTQ –, Lewis Hamilton venceu o GP no país em que é proibido ser gay: Qatar. O britânico já havia dito em coletiva de imprensa ser essencial que entidades de direitos humanos acompanhassem mais de perto o que acontece no Qatar contra minorias LGBTQ. Semana passada, Bolsonaro visitou o país e fez questão de uma ‘motociata’ por lá.
It’s beginning to look a lot like Christmas?
Terminando… em sua migração anual, milhões de caranguejos pintaram de vermelho as ruas e pontes de toda a Ilha do Natal, na Austrália.
Back to uncomfy.
Para terminar, adeus à maior tendência fashion da pandemia: calças moletons.